Notícias

Qual a diferença entre consórcio e financiamento? Vantagens e desvantagens!

01/10/2012

noticias

  • O que é consórcio imobiliário?

Costumo dizer que o consórcio imobiliário, é uma espécie de poupança onde você sem pressa de ingressar no Imóvel, o compra a longo prazo, ou por programação familiar, ou  por uma nobre vantagem a qual viemos expor: a grande vantagem do consórcio imobiliário sobre os financiamentos bancários é terem taxas de correção muito mais baixas e ainda,  Comparados ao SFH (Sistema Financeiro da Habitação), o consórcio de imóveis leva vantagem ao possibilitar a compra de um segundo imóvel financiado, fato este que não ocorre quando se financia um imóvel e pretende em seguida financiar outro, em virtude do comprometimento de renda perante a o banco financiador.

O princípio de como funciona o consórcio de imóveis, é simples: você define um valor que deseja receber de acordo com o tipo de imóvel que tem em vista e adere a um grupo. Uma empresa administradora de consórcio tem o prazo de 90 dias para formar um grupo que comporte um número predeterminado de consorciados.

Como norma genérica, as administradoras obtêm o número de consorciados por grupo multiplicando por dois o número de meses previstos. Assim, no caso de imóveis, se o prazo do grupo for de 180 meses (15 anos), o número mínimo de cotistas será de 360.
 
  • O que é são as Cartas de créditos?

As administradoras contemplam os cotistas de um grupo de consórcio com um crédito em dinheiro. Os valores das cartas vão, em média, de R$ 50 mil a R$ 400 mil. Os prazos de financiamento não são predeterminados, mas, como um imóvel é um bem de valor elevado, o prazo costuma ser longo, de 150 ou 180 meses, como em outros financiamentos imobiliários.

Se a situação financeira do grupo está em ordem, as administradoras entregam duas cartas de crédito por mês e em geral, uma por sorteio e outra por lance. O contemplado pode escolher um imóvel em qualquer cidade brasileira e indicar quando vai adquiri-lo e qual o nome do vendedor. O consórcio, então, compra o imóvel no valor da carta de crédito.

A exigência é que o imóvel, novo ou usado, esteja pronto, com documentação completa. O motivo dessa precondição é o fato de o imóvel permanecer hipotecado (uma garantia da administradora) até que o cotista pague todas as prestações contratuais, o que não difere muito quando vamos financiar um imóvel com um banco.
 
  • O que é o financiamento bancário? O que é e como funciona o crédito imobiliário?

Financiamento é uma operação em que uma instituição financeira fornece recursos a um cliente para que ele faça um investimento. No contrato são acordados o total financiado (em geral até 80%, no caso da caixa até 90% se residencial e até 60% se comercial), as taxas de juros, o sistema de amortização, o valor das parcelas e o prazo para quitar a dívida. Você toma posse do imóvel no final do processo de financiamento que dura por volta de 30 a 90 dias.

Nesta opção, os juros vareiam de 7,5% a 11% ao ano para Imóveis de médio e alto padrão e em imóveis de baixo padrão, no caso do minha casa, minha vida, de 5% a 7,5% ao ano dependendo também do valor do imóvel.

A diferença entre o consorcio e o financiamento, geram em tordo dos juros bancários, onde o primeiro você terá menor taxa e terá que dispor de um valor de lance ou contar com a sorte de ser contemplado em um período curto e o segundo você financiara de imediato e dentro de 90 dias você já estará habitando no imóvel e voltamos para a questão da subjetividade e necessidade de cada um na posse do Imóvel.
 

 
 
 




Fonte: Débora Reale

Informe o número correto
icone-whatsapp 1

A Imobiliária

Contato

  •   Rodovia Augusto Montenegro 4300, parque Office 410-412 Sul

  •   (91) 99116-0446

  •   9:00 ás 18:00H

  •   Fale Conosco

www.deborarealeimoveis.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.