Notícias

Rentabilidade dos fundos imobiliários atinge 21% até julho

11/08/2012

noticias

Os fundos imobiliários com cotas negociadas na bolsa de valores fecharam o sétimo mês do ano com rentabilidade acumulada de 20,8%, de acordo com levantamento feito pela consultoria imobiliária Uqbar.

Atualmente, 78 fundos possuem cotas negociadas na BM&FBovespa, sendo que 67 foram negociados em julho de 2012 e, dentre eles, 54 também tiveram suas cotas negociadas no mês de dezembro de 2011.

A rentabilidade foi calculada através da Taxa Interna de Retorno (TIR), que leva em conta amortizações e rendimentos distribuídos pelo fundo no período analisado e os preços médios mensais das cotas, nos meses que antecedem o início e o final. Neste caso, os cálculos foram feitos com base nos meses de dezembro de 2011 e julho de 2012.

Conheça os fundos:

Hotel Maxinvest
De acordo com a Brazilian Mortgages, gestora do fundo, o Fundo hotel Maxinvest foi criado em 2007 com intuito de se aproveitar a recuperação do mercado hoteleiro da cidade de São Paulo. "Efetivamente, o aumento na distribuição da renda dos hotéis e a valorização das unidades hoteleiras garantiram ao investidor do Maxinvest uma das melhores rentabilidades do mercado", afirma a gestora.

Memorial Office
Primeiro fundo imobiliário do Brasil, o Memorial Office foi constituído em dezembro de 1996 com o objetivo de incorporar um prédio de escritórios de mesmo nome, localizado na Barra Funda, região oeste da cidade de São Paulo. Desde sua inauguração, o principal inquilino era a empresa Atento, que lá mantinha um dos maiores call-centers do país. A partir de maio de 2010, entretanto, a empresa começou a desocupar o prédio.

De acordo com o site Fundo Imobiliário, do consultor de investimentos Sergio Belleza, em abril deste ano, a Atento ainda permanecia ocupando 6 dos 23 andares do prédio. "O administrador conseguiu realugar os 17 [andares] que ficaram vagos por valores bem superiores", diz o site.

CSHG Brasil Shopping
O CSHG Brasil Shopping (HGBS11) foi lançado em novembro de 2006 e é administrado pelo Credit Suisse Hedging-Griffo. O fundo detém participações em shopping centers, como o Tivoli Shopping Center, em Santa Bárbara d'Oeste-SP; o Shopping Center Penha, em SP; e o Shopping Parque D. Pedro, em Campinas.

Shopping Pátio Higienópolis
O investidor que adquire cotas do fundo participa da expansão, do desenvolvimento, da exploração e da implantação de parte do empreendimento imobiliário Shopping Pátio Higienópolis.

Desde o mês passado, o shopping vem enfrentando problemas na justiça, por conta das vagas de estacionamento. De acordo com a prefeitura, que chegou a pedir o fechamento do shopping, o empreendimento que deveria ter 1.994 vagas, sendo 1.524 no local e 470 em duas garagens externas, apresentava apenas 1.175 vagas internas e nenhum convênio externo. A administração do shopping, por sua vez, entrou com liminar contra o fechamento argumentando que as 1.994 vagas de estacionamento só devem ser exigidas depois da reforma do empreendimento. A liminar foi aceita.

Kinea Renda Imobiliária
O fundo, gerido pela Kinea Investimentos, uma empresa do Itaú especializada em investimentos alternativos, tem como objetivo investir em imóveis geradores de renda frequente. No início, o fundo contava com dois edifícios comerciais localizados no centro da cidade do Rio de Janeiro, um deles na Rua do Lavradio, locado pela Caixa Econômica Federal, e outro na Avenida Gomes Freire, alugado pelo Banco do Brasil.

Atualmente, o Kinea Renda Imobiliária conta com mais quatro imóveis, totalizando um total de seis imóveis.

Hospital Nossa Senhora de Lourdes
O objetivo do fundo, também gerido pela Brasilian Mortgages, é a aquisição do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, com a finalidade de garantir renda aos cotistas por meio da locação ou arrendamento. A gestora aponta que o rendimento creditado em junho se refere à rentabilidade apurada no fechamento contábil de abril.
A gestora teve, no ano passado, problemas em relação a atrasos no pagamento de aluguel pelo hospital. Em abril deste ano, no entanto, A rede D'or São Luiz adquiriu o controle societário do hospital, por meio da compra de acões, tranquilizando o mercado em relação ao pagamento dos aluguéis.

JS Real Estate Multigestão
O fundo, gerdo pelo banco Safra, realiza investimentos imobiliários de longo prazo com os objetivos de lucrar com rendimentos oriundos de outros fundos imobiliários que venha a adquirir, ganho de capital nas negociações de cotas de outros fundos de investimento imobiliário de seu patrimônio e rendimentos dos CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários), LCIs (Letra de Crédito Imobiliário) e LHs.

Projeto Água Branca
Lançado em 1998, o FII Projeto Água Branca tinha o intuito de viabilizar recursos para construir duas torres na região da Água Branca, zona oeste de São Paulo, que receberam o nome de New York e Los Angeles.

O objetivo do fundo é ganhar com o recebimento de aluguéis comerciais destas duas torres.

Torre Almirante
O Edifício Torre Almirante possui 38 andares totalmente alugados pela Petrobrás (com exceção da loja, locada à Caixa Econômica Federal. O Fundo de Investimento Imobiliário Torre Almirante é proprietário de 40% do edifício.

Europar
O Europar foi lançado em 2003 e foi o primeiro fundo imobiliário a ter suas cotas negociadas na Bovespa. O fundo é administrado pelo Banco BANIF e possui diversos empreendimentos comerciais e industriais, com alto padrão de acabamento. 




Fonte: InfoMoney

Informe o número correto
icone-whatsapp 1

A Imobiliária

Contato

  •   Rodovia Augusto Montenegro 4300, parque Office 410-412 Sul

  •   (91) 99116-0446

  •   9:00 ás 18:00H

  •   Fale Conosco

www.deborarealeimoveis.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.